Angels in America – comentário básico

Vi essa semana a mini-série americana Angels in America, de 2003, e que, pasmem, esse guei aqui ainda não havia visto! Às vezes a gente se cobra, e pensa que deve ler todos os livros do mundo e ver todos os filmes que tragam a temática LGBT à baila. Mas não é assim!

Vi a mini-série depois de sete anos de seu lançamento (foi lançado pela HBO em 2003) e ela me pareceu ainda genial e atual. Trata de uma dura e poética alucinada apresentação da vida de homossexuais cortados pela foice do HVI em plena década de 1980, período do “boom” da doença no mundo. É como se o filme dissesse (e ele quase, de fato, diz): “estamos ferrados, nós, os homossexuais, mas a culpa não é só nossa”. E é aí que o filme encontra seu caminho e ganha importância: na questão de desfazer a imagem preconceituosa (e religiosa) que diz que os gays são os responsáveis pela AIDS e, consequentemente, por sua sofrível morte em solidão e opróbrio.

O filme é repleto de imagens e referências bíblicas. Quem não é “iniciado” no discurso bíblico fica um pouco à margem da questão toda… mas ok. Dá pra sacar muita coisa apenas pelas referências que a mídia e uma boa catequese (católica ou protestante) ministram.

Recomendo a mini-série. E relembro meus leitores que o HIV ainda está por aí. Nossa luta ainda não terminou e, talvez, nunca terminará.

C.H Lucas Lima

Bjs e bom fim de semana.

Anúncios

~ por chlucaslima em maio 1, 2010.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: